Nome científico: Carapa guianensis Aubl.
Família: Meliaceae
Descrição da Árvore
Árvore de crescimento rápido chega a 30 m de altura, de casca grossa e amarga. Espécie de grande valor pela abundância e teor oleaginoso de suas sementes e largo uso de sua madeira. Caracteriza-se pelas grandes folhas pinadas, escuras e pendentes. Possui quase sempre tronco ereto, cilíndrico sem defeito. Floresce de setembro a dezembro e frutifica de fevereiro a julho.
Distribuição Geográfica
Frequente no litoral norte do Estado do Pará, ilhas e baixo Tocantins até o Estado do Maranhão Presente em toda a Amazônia, nas matas de várzea e nas faixas alagáveis ao longo dos rios e igarapés.
Constituintes Químicos:
Ácidos oleico, palmítico, linoleico e andirobina, todos com ótimos resultados em peles ressecadas, queimadas ou machucadas, pois estimulam a regeneração celular, a emoliência natural da pele, além de oferecerem uma pequena proteção solar.
Ações Terapêuticas:
Excelente para saboaria e iluminação, usado ainda na medicina indígena, associado ao “urucum” como preventivo às picadas de insetos e penetração do “bicho-de-pé”. A casca, como as folhas, depois de cozidas são utilizadas como febrífugo e anti-helmíntico ou para lavagem das úlceras, contra impetigo e outros doenças.
O óleo vegetal extraído das sementes usado nos cabelos atua engrossando e fortalecendo os fios, além de combater a queda e a calvície. Utilizado para combater piolhos.
No rosto previne acnes e espinhas além de hidratar e amaciar a pele, ao ser utilizado com o gel neutro ou em um sabonete líquido neutro. Um ótimo óleo que atua como calmante e clareador de manchas superficiais.
No corpo, os benefícios são inúmeros! O óleo de andiroba é um dos óleos medicinais da Amazônia devido à ação anti-inflamatória. Trata micoses e dermatites, ajudar a prevenir celulite, é cicatrizante e pode ser utilizado para tratar artrite, reumatismo, inchaço, hematomas, contusões e problemas musculares!
O óleo vegetal de andiroba é um excelente repelente natural. Aplicado em picadas de insetos, feridas e espinhas é antisséptico e alivia coceiras e dores. Devido a sua boa penetração na pele muito utilizado em massagem para aliviar dores de luxações,
Observação da Aromaterapeuta:
Agora que as chuvas estão começando e os pernilongos vão nos infernizar a vida, o óleo vegetal de Andiroba, combinado ao óleo essencial de citronela, é um ótimo repelente natural. Você pode acrescentar o óleo essencial de capim limão (lemonglass) ou lavanda para que o aroma fique de acordo com seu gosto!
100 ml de óleo vegetal de andiroba
20 gotas de óleo essencial de citronela
20 gotas de óleo essencial de capim limão.
Misture e passe em todo o corpo. Repita após uma hora, se necessário.