Nome científico: Croton lechleri
Pais de origem: nativa da América do sul, cresce na floresta amazônica, numa faixa que cobre Peru, Colômbia, Equador e Brasil. Outras espécies de Croton: Índia, Indonésia, Ilhas Canárias, Argentina e Uruguai
Partes utilizadas: seiva.
Componentes químicos: encontramos terpenos principalmente diterpenos (clerodanos, traquilobanos, labdanos, cauranos, ésteres de forbol, sarcopetalanos.) alcaloides (taspina) e flavonoides. Monoterpenos (cineol e lanalol), sesquiterpenos (cariofileno), fenilpropanóides (eugenol e anetol), proantocinidinas e taninos (dimetilcedrusina).
A árvore e o óleo resina recebem esse nome pela cor da seiva, que é de um vermelho escuro.
Rica em propriedades cicatrizantes (devido à presença de taspina e dimetilcedrusina) e anti-inflamatórias, essa seiva medicinal da floresta é utilizada pelos indígenas no banho de assento e na ducha vaginal para assepsia pré-parto e no pós-parto para cicatrização. Além de estancar sangramentos, cicatrizar feridas, úlceras varicosas e escarras também evita infecções nos cortes.
Ao ser aplicada direta mente na pele, a seiva seca e se torna uma segunda pele que protege o ferimento e previne a ação de agentes externos.
No banho de assento utilize 10 gotas em duas colheres de sopa de óleo carreador e adicione à água do banho de assento.
Em compressas locais – pin
gue 5 a 10 gotas da seiva em uma bacia de água fria e use uma toalha para fazer a compressa.
Também reduz os sangramentos das gengivas.
Utilizar em bochechos diretamente na pele, a seiva seca e se torna uma segunda pele ue protege o ferimento e previne a ação de agentes externos. Diluindo 3 gotas em um copo d’água, não engolir.
Nos procedimentos estéticos, por ser rico em antioxidante (polifenóis e proantocianinas) é utilizado para aumentar a síntese de colágeno, reduzir as rugas, rejuvenescer e proteger a pele contra o envelhecimento.
Utilize no rosto: 3 gotas do Sangue de Dragão em uma colher de sopa de óleo vegetal ou outro carreador e aplique na região a ser tratada. Para o corpo, 80 gotas em 120 ml de óleo vegetal ( ou gel, argila, manteiga, etc).
Maiores informações:
MATOS, M.M. Liss. Química de espécies nativas de Croton L.(Euphorbiaceae). Dissertação de mestrado. São Paulo. USP, 2011. Disponível em: Biblioteca Digital USP
2 Comentários
esta seiva pode ser ingerida? favor responder no meu email grato.
Já encaminhei via e-mail.